As férias chegam ao fim! Muitas vezes o fim das férias dos filhos acabam por coincidir com o regresso à vida profissional dos pais… Assim sendo, é uma altura difícil para as famílias! Com o nervosismo e a ansiedade pós- férias nem sempre é possível ter tempo e disponibilidade para preparar as crianças no regresso às aulas do novo ano letivo.
Estará o meu filho preparado?
Se a resposta for não, nós ajudamos! Aliado à rotina escolar deve ser adotada uma estratégia de regresso às aulas, que assegure o bom desempenho e os bons hábitos para a saúde do seu filho. Hábitos como uma alimentação equilibrada e um horário de sono adequado são dos principais aspetos a ter em conta. De seguida, sugerimos 3 dicas para um regresso às aulas do seu filho, simples e fácil.
Para um regresso às aulas tranquilo, sugerimos 3 dicas úteis de preparação:
- Analisar o material do ano anterior com antecedência (saber o que pode reutilizar,…)
- Durante as férias se encontrar livros, material escolar, etc, que já esteja para comprar, faça no momento para evitar confusões e preços altos.
- Criar rotinas. Um grande desafio para os pais, no início de cada ano letivo, é incutir as rotinas/horários às crianças. Para tornar esta tarefa mais fácil pode começar por antecipar a hora de deitar gradualmente.
Preparar os lanches no regresso às aulas
Como a preparação e diversificação dos lanches dos mais pequenos é sempre uma preocupação deixamos-lhe algumas sugestões saudáveis:
Lanche 1: meio pão de centeio + 1 fatia de queijo + 200ml bebida vegetal (1 pacotinho)
Lanche 2: panquecas de aveia + palitinhos de cenoura + 1 frasco com gelatina
Lanche 3: bolachas de arroz ou milho + frutos vermelhos
Lanche 4: 1 iogurte natural com frutos secos + meio pão com queijo
Os malditos piolhos
A presença de piolhos, é uma das principais preocupações no regresso às aulas das crianças mais pequenas. Na maior parte das vezes, a pediculose deve-se ao contacto directo da cabeça com outra cabeça ou então com algum objecto contaminado. Por isso, nesta altura do ano, com as crianças a regressar às brincadeiras, surgem os primeiros surtos.
Apesar de serem altamente contagiosos, ainda pode evitar que os piolhos fiquem longe do seu filho. Seguem-se alguns conselhos:
- Utilizar o champô com ação preventiva como champô habitual
- Antes de sair de casa vaporizar os cabelos da criança com spray repelente
- Examinar a cabeça dos mais pequenos frequentemente
- Evitar contacto entre cabeças (comum nas brincadeiras entre crianças)
- Não partilhar acessórios de cabelo, escovas ou pentes.
E se surgir um surto que chegue até lá casa?
Não irá acontecer! No entanto, caso a infestação acabe mesmo por aparecer, é essencial tratar o quanto antes da seguinte forma:
- Utilizar produtos adequados à idade da criança e seguir as suas instruções
- Depois de aplicar o produto é fundamental escovar o cabelo todo com um pente apropriado
- Por vezes é necessário repetir o tratamento
Há várias opções de tratamento no mercado, mas um bom princípio é tentar usar preferencialmente os que não utilizam inseticidas químicos, pois há alguns que matam os piolhos por asfixia e são mais inócuos
A opção de cortar o cabelo muito pequenino pode ser uma mais valia desde que não traga nenhum desconforto para a criança
Os pentes elétricos, que têm sido cada vez mais falados podem ser uma boa opção se usados de forma complementar à aplicação de um dos produtos para eliminação de piolhos. Logo, em conjunto acabam por aumentar a eficácia do tratamento.
Assim sendo, se o seu filho tiver piolhos não entre em pânico, porque tem tratamento! Nem sempre é fácil, mas com alguma paciência e o uso correto dos produtos tudo se resolve.
Qualquer dúvida, detecção de um problema ou aconselhamento personalizado, não hesite, em aconselhar-se com a nossa equipa! Esteja preparado para um regresso às aulas do seu filho para que seja de sucesso. Visite-nos!
Deixe o seu comentário
Deixe o seu comentário