O sol, tem diversas vantagens para o ser humano. Além de ajudar a relaxar e diminuir o risco de depressão, é uma importante fonte de Vitamina D. Portanto, o sol é fundamental para o desenvolvimento dos ossos, mas também para a formação das células sanguíneas e para o funcionamento do sistema imunitário. Por outro lado, pode ser perigoso para o organismo, nomeadamente, para a pele e para os olhos. Assim, neste artigo iremos abordar quais os principais cuidados com o sol para cuidar da sua pele!
O sol e a pele: como se relacionam?
Sabia que o bronzeado, desejado pela grande maioria das pessoas no Verão, é nada mais nada menos que uma reacção de protecção da pele contra os raios solares?
Em primeiro lugar, relembramos que o sol emite vários tipos de radiação. Logo, os efeitos na nossa saúde serão diferentes consoante o tipo de radiação e são particularmente dependentes da quantidade de radiação ultravioleta (UV).
O que é a radiação ultravioleta (UV)?
Pode ser definida em três tipos:
UVA
Penetra mais profundamente na pele, sendo responsável pelo envelhecimento das células da epiderme (foto-envelhecimento).
O período mais intenso é antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde.
Atinge a pele durante praticamente todo o ano (Verão e Inverno). Responsáveis pelo bronzeado na pele que é exposta moderadamente ao sol.
UVB
É absorvida maioritariamente pela camada mais superficial da pele, contribuindo para alguns tipos de queimaduras.
Representa uma pequena percentagem da radiação UV que atinge a Terra. A sua incidência aumenta muito durante o verão.
UVC
Absorvida pelo oxigénio e o ozono da atmosfera, ocupa uma percentagem muito pequena de radiação que atinge a Terra.
Cuidados que deve ter com o sol para cuidar da sua pele
7 conselhos da sua Farmácia de Confiança para este verão:
– Entre as 11h e as 15h evite expor a sua pele ao sol
Como referimos anteriormente, é este horário em que a radiação UV é mais intensa. Logo, é neste período que surgem a maioria dos danos para a sua pele.
– Escolha um protector solar com o FPS adequado à sua pele
Peles Claras – Fator 50+
Peles com fotótipo intermédio – Fator 30
Peles Escuras – Fator 15 ou 6
– 30 minutos antes de se expor ao sol deve aplicar o protector solar
Desde já, recomendamos que, antes de sair de casa, coloque uma camada adequada de protector solar. Deste modo, sairá sempre protegido(a) e ao longo do dia vai renovando para manter a protecção. Além disso, lembre-se que este cuidado é ainda mais importante para pessoas que tenham a pele muito clara ou para as crianças.
– À sombra deve também colocar protector solar
Um grande erro que muitas pessoas comentem é esquecerem que mesmo não estando expostos directamente ao sol, os raios UV reflectem na areia e na água, podendo ser de igual modo prejudiciais.
– Bebés e crianças não devem estar expostas directamente ao sol
Os bebés e as crianças têm tipos de pele muito frágeis. Assim sendo, mesmo com um protector solar de fator 50+, as radiações solares podem causar problemas. Logo, é aconselhada a exposição nos períodos de menor intensidade de radiação solar, ou seja, até às 10h da manhã ou após as 17h. Adicionalmente, devem usar sempre uma t-shirt, chapéu e óculos de sol.
– Uso de óculos de sol
O globo ocular é um orgão sensível às radiações solares. No entanto, com a devida protecção conseguida através do uso de óculos de sol, conseguimos proteger os olhos contra a luz solar e fundamentalmente contra os raios UV.
– Em dias quentes e nublados deve usar igualmente protector solar
Uma das grandes causas de queimaduras solares surge da ausência de protecção solar nos dias em que o sol está coberto pelas nuvens. No entanto, os raios solares atravessam as nuvens e afectam de igual modo a sua pele. Mas, lembre-se… o mesmo acontece quando está dentro de água!
11 hábitos alimentares para um bronzeado saudável
Cuidados com o sol para cuidar da sua pele: Hidratação
Água
O seu corpo estando exposto ao sol facilmente fica desidratado. Por isso, é muito importante para a saúde da sua pele, que beba bastante água. Para uma pele bonita e naturalmente brilhante é aconselhada a ingestão de 2 litros de água por dia (ajustado consoante a temperatura e tendo em conta as características de cada ser humano).
Alimentação rica em carotenóides
Cenoura
O mais indicado, amigo do bronzeado, este alimento é rico em betacaroteno que ajuda na saúde da sua pele.
Abóbora
Apresenta quantidades apreciáveis de betacaroteno e vitamina E.
Laranja
Fonte de vitamina C e é um antioxidante poderoso.
Batata Doce
Um hidrato de carbono bom para o corpo. Possui significativa quantidade de betacaroteno.
Papaia
Fruta rica em fibras que ajudam na digestão e no bom funcionamento do intestino.
Manga
Fruto tropical rico em fibras e minerais.
Tomate
Rico em licopeno, um pigmento encontrado em alimentos de cor vermelha. A sua acção antioxidante é potencializada se o alimento for consumido levemente cozido
Beterraba
Um antioxidante natural rica em betalaína.
Vegetais fortes
Brócolos, couve-flor, espinafres, courgette, entre outros. Fontes de clorofila com alta concentração de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C.
Frutos secos e oleaginosos
Nozes, amêndoas, amendoins, cajus, são vários exemplos de frutos secos ideais para o verão. Ricos em vitamina E. Alto teor de proteína saudável que actua na prevenção do cancro.
Nota: Evite alimentos com muito sal, que contribuem para desidratar a pele, e opte por refrescar-se com, por exemplo, um nutritivo sumo de fruta natural sem adição de açúcar!
Cuidados com o sol para cuidar da sua pele: evitar queimaduras solares
112 Escaldão
As queimaduras solares são resultantes da exposição ao sol de forma exagerada ou desprotegida. Logo, para além de prejudicarem a sua saúde, prejudicam a saúde e qualidade da sua pele, nomeadamente, o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças como o cancro cutâneo. Portanto, são muito importantes os cuidados com o sol para cuidar da sua pele e evitar os escaldões!
Em primeiro lugar, saiba que os sintomas mais comuns quando se tem queimadura solar são o inchaço, a dor, a comichão e a pele muito quente.
Como prevenir o escaldão?
- Evitar a exposição solar entre as 11h e as 17h
- Renovar a aplicação do protector solar de 2 em 2 horas
- Utilizar chapéu, óculos de sol e roupa leve
- Esfoliar a pele – para remover as células mortas à superfície, deixando a pele mais uniforme
- Hidratar a pele após a esfoliação – ajuda a manter a pele nutrida e a promover um bronzeado mais duradouro. Pode usar um pós-solar após a exposição solar. Portanto, use diariamente um hidratante adequado ao seu tipo de pele, colocando pelo menos uma vez por dia.
O que fazer em situação de queimadura solar?
- Aplicar um produto pós-solar – estes produtos têm compostos hidratantes, calmantes e refrescantes
- Tomar banho com água fria ou aplicar compressas de água fria nas zonas afetadas
- Usar óleo de banho para minimizar a sensação de ardor e prurido
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Sair do sol assim que sinta os sintomas típicos de um escaldão
- Vestir roupa larga, leve e fresca
- Não rebentar as bolhas
Se estas medidas não forem suficientes ou a queimadura solar for extensa e se apresentar outros sintomas, como tonturas, náuseas ou febre, deve procurar imediatamente um profissional de saúde!
Siga as nossas dicas para se prevenir e evite complicações para a sua pele. Só assim poderá beneficiar do sol!
Deixe o seu comentário
Deixe o seu comentário