Chegado o Outono, o cabelo começa a cair com mais frequência! Além disso, por ser uma época mais fria, a raíz do cabelo é menos irrigada e chegam lá menores quantidades de sangue e consequentemente nutrientes. Logo, é este um dos factores responsáveis pelo aumento da queda de cabelo na estação outonal. Quer saber o que ocorre no seu couro cabeludo? Vamos partilhar consigo o que necessita saber sobre queda de cabelo, porque ocorre e como tratar!

Calma, não se preocupe!

A queda do cabelo é um processo perfeitamente natural e faz parte do ciclo de vida do cabelo. A vida de um fio de cabelo dura, em média, entre 2 e 7 anos. Assim sendo, o cabelo nasce no folículo piloso e cresce por entre ciclos sucessivos, até cair.

Por dia é normal perdermos entre 50 e 80 fios de cabelo! Por isso, no nosso couro cabeludo podemos ter, ao mesmo tempo, cabelos em fase de crescimento, em fase de transição e em fase de repouso.

Fases do ciclo de vida do cabelo

Anagénese

Início do crescimento capilar! Logo, nesta fase cada cabelo cresce independentemente do crescimento dos outros, com uma dimensão aproximada de 1 cm de crescimento por mês. Este processo dura entre 1 a 4 anos. Durante esta fase o bulbo piloso situado na extremidade inferior do folículo regenera-se para voltar a produzir a fibra capilar.

Catagénese

Nesta fase de transição, com a duração entre 2 a 3 semanas, o folículo retrai-se à superfície do couro cabeludo e dá-se por concluída a produção de fibra. Nestas semanas, o cabelo vai preparar-se para a última fase: a de repouso.

Telogénese

Por último, o ciclo de vida do cabelo termina na fase telogénica. Nesta fase, o cabelo deixa de crescer, entra em repouso e permanece agarrado ao folículo, durante aproximadamente 3 meses. No final desses 3 meses, o cabelo cai durante a lavagem ou escovagem, dando início a um novo ciclo de vida do cabelo.

Consideramos importante dar-lhe a conhecer este facto: o cabelo não cresce de modo contínuo, mas sim através de ciclos sucessivos e que 90% dos cabelos encontram-se constantemente em fase de crescimento, ao contrário dos restantes 10% que estão na fase de queda.

Cada folículo piloso reproduz um total de 25 a 30 ciclos ao longo da sua vida, no entanto, pode ocorrer um descontrolo e estes ciclos serem alterados.

Tipos e causas da queda de cabelo

Pode-se dizer que existem vários tipos de queda de cabelo e que cada um tem o seu grau de preocupação.

Por um lado, a queda ocasional, que pode estar associada apenas a alguns períodos de tempo, como:

  • Pós-parto
  • Stress
  • Ansiedade
  • Mudanças da estação

Por outro lado, a queda de cabelo hereditária, que resulta da herança genética. Esta tanto pode estar associada ao défice de nutrientes ou fruto de dietas drásticas, como também, devido à toma de alguns medicamentos ou presença de certas doenças, como é o caso dos distúrbios da tiróide.

Alopécia androgenética

A alopécia androgenética, sendo a mais comum, afecta maioritariamente os homens. Habitualmente, incide na parte de cima do couro cabeludo, poupando mais as áreas de trás e de lado, sendo originada pelos diferentes receptores hormonais nos cabelos dessas áreas.

Queda de Cabelo: Porquê e como tratar

Queda de cabelo na mulher

Relativamente às mulheres, as queixas relacionadas com a queda de cabelo acontecem principalmente no período após a menopausa. No entanto, quase todas as mulheres ao longo da sua vida têm períodos de queda de cabelo.

Como sei se estou com uma queda de cabelo fora do normal?

Sempre que a queda de cabelo não acontece nos períodos normais de pós-parto, stress, sazonalidade ou distúrbios hormonais, pode ser um indicativo de preocupação. Por isso, apresentamos alguns indícios aos quais deve ter em conta:

  • Presença constante de cabelos na almofada
  • Demasiados cabelos no ralo da banheira, caídos no chão da casa de banho, na toalha ou na escova
  • Excesso de oleosidade, caspa ou comichão
  • Falhas no couro cabeludo
  • Sentimento de menor densidade quando passadas as mãos pelo cabelo

13 Dicas para evitar a queda do cabelo

Apesar de algumas causas serem mais difíceis de controlar, apresentamos algumas dicas que pode usar, no seu dia a dia, que vão fortalecer e ajudar na prevenção ou diminuição da queda do cabelo.

  1. Não fumar nem beber álcool em demasia
  2. Ter uma alimentação equilibrada
  3. Fazer exercício físico regularmente
  4. Dormir bem
  5. Beber muita água para estar em constante hidratação
  6. Investir em momentos de lazer para diminuição do stress
  7. Lavar o cabelo com champô apropriado
  8. Massajar o couro cabeludo com delicadeza
  9. Evitar agressões físicas e químicas (secadores, pranchas, produtos químicos irritantes, técnicas de penteado com cabelo preso)
  10. Proteger da exposição solar
  11. Pentear com suavidade
  12. Hidratar bem as pontas
  13. Evitar dormir com o cabelo molhado

Como posso tratar a queda de cabelo?

Na Farmácia efetuamos um teste, que consiste em passar os dedos numa madeixa de cabelo, da raiz até às pontas, e puxar, onde facilmente irá descobrir se está com queda de cabelo acentuada.

Encontrará também na farmácia uma série de soluções especialmente desenvolvidas para combater a sua queda de cabelo. Estas soluções passam por champôs fortificantes, ampolas e suplementos alimentares.

Por isso, já sabe, queda de cabelo é normal! Porém, é necessário que tenha cuidados necessários para evitar uma queda acentuada. Em todo o caso, peça ajuda na Farmácia Maia, a nossa equipa dispõe das melhores soluções para si, mantendo o seu cabelo sempre saudável, brilhante e bonito.

Deixe o seu comentário